Em toda a comunidade, deparamos com casos normais, no entanto , a comunidade de Calabaceira aumentou o número de gravidez nesses últimos meses. segundo a pesquiza feita a faixa etária é entre 16 a 22 anos de idade. A relação com os filhos têm evoluindo muito, há que ter experiência para florescer ainda mais a educação e o cuidado com um recém nascido.
Paula Fernandes(nome fitício) é uma jovem de 20 anos de idade, uma recém mama que conta como foi o percurso durante a gravidez.
Que ligação sente pelo seu bebé?
Sinto uma ligação tão especial, que começou muito antes do seu nascimento. Mas agora que tenho-o nos meus braços, essa relação vai fortificar e transformar ainda mais.
Mas os seus sentimentos para com ele são talves ainda um pouco confusos?
Só de sentir uma forte ligação desde os primeiros minutos ou horas após o parto, pode notar que essa relação vai envolvendo ao longo dos primeiros dias ou semanas á medida que cuido dele. Tenho conciência desse amor de repente, por exemplo ao ser suprendida pelo primeiro sorriso dele.
Este é o seu primeiro bebé?
Sim. sendo mãe pela primeira vez demoro mais tempo a descobrir as múltiplas capacidades dele e também as minhas possibilidades de interagir.
Da sua parte há também atitudes, muitas vezes instintivas que reforçam esses laços?
Sim. As vezes aproveito oportunidades e contato pele pele com ele( quando o amamento). A medida que vou satisfazer as necessidades dele, como alimenta-lo, mudar-lhe de fralda, consola-lo e cuidar dele duma forma geral, a nossa relaçao de amor e conhecimento mútuos vai também crecendo e ganhando consolidação.
Consegue dar conta de tudo sozinha?
Nao. Para que eu possa ligar mais facilmente com ele, tenho que ter apoio, reforço e ajuda das pessoas que são proximas.
Esta a ser dificil lidar com o seu bebé?
Em primeiro lugar cuidar de um bebé pequeno é um trabalho duro e pesado, embora também muito compensador. Mas há que ter muita paciência e dedicação como no meu caso que o parto foi tão dificil e prolongado, ainda não consegui recuperar totalmente. Há dias que sinto triste, esgotada, irritada e desesperada. o meu petite e sono alteraram, sinto mal estar... mas é vida. Temos é que ter coragem.
Que mensagem deixa para as futuras mães?
Ter filho sim, mas quando ha condições, quer financeiras ou psicologicas. E ter em mente que um filho é sempre uma bencção.
Por isso que os primeiros estimuladores do bebé são os pais, e consequentemente, também os seus primeiros educadores. Eles criarão para ele as melhores oportunidades para favorecer e dar amplitude às possibilidades que essa criança traz consigo.
À bagagem que todo o ser humano traz por via genética (hereditária), e congénita (adquirida durante a gravidez e o parto), agrega-se ao que adquire do ambiente. A qualidade desse ambiente dependerá da harmonia que os pais sejam capazes de transmitir para o seu filho, mediante a palavra que explique, a carícia que acompanhe, o limite claro e afectuoso, o olhar atento, e a confiança estavelmente presente nos vínculos.
Sem comentários:
Enviar um comentário